A área externa da sua casa também precisa ser bem iluminada. As luminárias externas facilitam a circulação dos moradores durante a noite, como em entradas de garagem e corredores, trazem mais segurança e ajudam a compor a decoração do ambiente.
Esse ambiente, geralmente, é o local de lazer da família. É onde fica o cantinho do churrasco ou a área gourmet, pra juntar todo mundo no almoço de domingo. O deck com piscina e, à vezes, até um chuveiro para os dias mais quentes. Um gramado com plantas variadas ou um espaço para jogar bola.
São muitas formas de diversão e relaxamento sem sair de casa e essas atividades precisam de uma boa iluminação. No caso de piscinas e escadas, por exemplo, as luzes têm, também, a função de evitar acidentes. Para o jardim, a função é mais estética: se você teve o trabalho de investir em um projeto de paisagismo, deve valorizá-lo com ferramentas de iluminação.
Mas, o que levar em consideração na hora de escolher a luminária externa ideal para a sua casa? Aqui na Decor Lumen, por exemplo, temos muitas opções. Acompanhe as nossas dicas para planejar a iluminação desse espaço de maneira mais eficiente.
- Analise o espaço
Você é a pessoa que mais conhece a própria casa, não é mesmo? Antes de comprar qualquer luminária, dê uma volta pelo ambiente e localize os pontos que precisam de mais luz. Identifique necessidades de acordo com a rotina da sua família. As crianças gostam de brincar no gramado? Há escadas, rampas ou desníveis que podem ser palco de acidentes? As entradas ficam bem sinalizadas à noite? Tudo isso influencia na escolha da iluminação.
- Escolha luminárias eficientes
Eficiente, aqui, significa o que mais se encaixa em suas necessidades levantadas anteriormente. Pra começar, as luminárias precisam ser específicas para a área externa, pois tem de ser resistentes a mudanças de temperatura, raios solares, vento, chuva e até granizo (sempre bom estar preparado, não é?).
Além disso, escolha opções com maior eficiência energética, para não ter surpresas desagradáveis quando a conta de luz chegar. As lâmpadas de LED, por exemplo, são mais econômicas, apresentam maior durabilidade e emitem menos calor do que os modelos tradicionais. Se a luz for instalada perto de plantas ou flores, o LED é a opção menos prejudicial, pois não queima as folhas.
Se o orçamento estiver apertado, as lâmpadas fluorescentes podem ser uma opção ao LED. Também consomem menos energia que os outros tipos e possuem várias tonalidades de cores.
- Pense no estilo de decoração do ambiente
Como dissemos anteriormente, a iluminação externa atende fins funcionais e estéticos. No sentido estético, pode servir como uma ferramenta dentro do paisagismo, para destacar determinadas plantas e flores ou iluminar um caminho de pedras e madeiras, por exemplo.
Nas paredes, pode criar pontos focais próximos ao chuveiro - na área da piscina - ou valorizar vasos de plantas que estejam pendurados. Em decks e áreas gourmets, a luminária deve seguir o estilo de decoração do espaço. Se for mais minimalista, use lâmpadas embutidas e discretas; no estilo rústico, uma arandela de madeira pode ser mais adequada, e assim por diante.
- Use sensores automáticos
Use a tecnologia a seu favor! Instale sensores automáticos nas portas de entrada e saída para facilitar a circulação de pessoas. Outro ponto é importante é garantir a segurança da residência.
Sabe quando escurece e não tem ninguém em casa para acender as luzes? Com um sensor de acendimento automático as lâmpadas são acionadas apenas quando o Sol se põe. Não há a necessidade de deixar as luzes acesas durante o dia.
- Cuidado com as instalações elétricas
Para sua segurança, preste muita atenção nos acabamentos e nas instalações elétricas das luminárias. Certifique-se de que a luminária tem bons materiais para protegê-la em dias muito chuvosos. Cuidado com curto-circuitos. Atente-se, principalmente, às áreas de maior circulação de pessoas.
Em relação à instalação, esteja certo de que a posição das luminárias está correta, para não haver retrabalho depois - o que resulta em mais gastos.
As luminárias externas são versáteis e podem ser posicionadas conforme sua avaliação pessoal. Porém, existem alguns espaços que necessitam de mais iluminação.
- Corredor
Os corredores, geralmente, são mais estreitos e precisam de iluminação para guiar o caminho do morador. Aposte em um conjunto de arandelas nas paredes.
- Portas de entrada e entrada de garagem
As entradas e saídas do ambiente precisam estar bem sinalizadas para fácil acesso em qualquer emergência. Em entradas de garagem, as luzes funcionam para ajudar na manobra e deixar o morador mais seguro.
- Escadas e desníveis
Por falar em segurança, está claro que escadas e desníveis precisam de iluminação extra, não é? Evite acidentes, instale spots de luz próximos aos degraus.
- Deck e áreas de convivência
Áreas gourmet, churrasqueira e decks são espaços sociais. Por isso, planeje bem a iluminação para criar um ambiente acolhedor e funcional, para facilitar as tarefas que envolvem comida.
- Jardim
Como já mencionamos, alguns pontos de luz podem valorizar plantas, árvores e flores no jardim. A Decor Lumen tem postes de jardim específicos para essa função.
- Piscina e chuveiro
Fitas de LED e spots nas paredes ou muros podem demarcar o espaço “molhado” da área externa. Há, também, as luzes subaquáticas, que deixam a piscina mais acolhedora para banhos noturnos.
A Decor Lumen tem diversos tipos de iluminação que se encaixam em qualquer estilo de decoração. Nossos produtos têm a qualidade e a durabilidade que um ambiente externo exige. Temos as melhores marcas de iluminação e decoração em até 10x sem juros e entregamos para todo o Brasil. Conheça as opções!